sábado, 10 de dezembro de 2011



O Amor não Tem nada que Ver 
com a Idade

Penso saber que o amor não tem nada que ver com a idade, como acontece com qualquer outro sentimento. Quando se fala de uma época a que se chamaria de descoberta do amor, eu penso que essa é uma maneira redutora de ver as relações entre as pessoas vivas. O que acontece é que há toda uma história nem sempre feliz do amor que faz que seja entendido que o amor numa certa idade seja natural, e que noutra idade extrema poderia ser ridículo. Isso é uma ideia que ofende a disponibilidade de entrega de uma pessoa a outra, que é em que consiste o amor. 

Eu não digo isto por ter a minha idade e a relação de amor que vivo. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo. Normalmente, quem tem ideias que não vão neste sentido, e que tendem a menosprezar o amor como factor de realização total e pessoal, são aqueles que não tiveram o privilégio de vivê-lo, aqueles a quem não aconteceu esse mistério. 

José Saramago

2 comentários:

  1. Querida amiga; estoy de acuerdo con Saramago; el amor no tiene que ver con la edad; también estoy de acuerdo que nunca es tarde para amar; pero todo camino tiene su final, y es prudente saber cuantos pasos te faltan para terminar de andar.
    Querida amiga, gracias por compartir tanta belleza la vida es el único camino que nos guía.
    Un abrazo, y que Dios te bendiga.
    Tus blog están llenos de pensamientos mágicos.
    Un abrazo. Jecego.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ver aqui poetas portugueses tão bem apresentados no seu blogue.

    Desejo-lhe um Santo Natal e que o Ano Novo lhe traga tudo a que tem direito.

    Beijinhos no seu coração
    Flor

    ResponderExcluir